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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CAMARGO FILHO, Paulo sérgio de  y  LABURU, Carlos eduardo. Uma proposta de referencial analítico de gráficos cartesianos de cinemática a partir de tabelas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.49-65. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150104.

O estudo propõe a construção de um referencial analítico para a investigação do desempenho de estudantes na produção manual de gráficos cartesianos a partir de tabelas, pautando-se na perspectiva dos registros de representação semiótica, de Raymond Duval, e nos níveis de compreensão da informação gráfica, de Postigo e Pozo. A escolha dos referidos referenciais é relevante, pois o primeiro relaciona as atividades cognitivas às representações semióticas produzidas pelos estudantes, e o segundo permite classificar o domínio da representação gráfica em termos dos níveis de elaboração e complexidade do gráfico produzido. Com base na ferramenta analítica proposta, desenvolveu-se um estudo de caso, considerando para tal fim as produções escritas e entrevistas complementares de estudantes da graduação em Física. Os resultados permitiram classificar o domínio semiótico da representação gráfica com um grau de refinamento analítico superior aos propostos pelos últimos autores.

Palabras clave : Gráficos Cartesianos; Representação Semiótica; Graduação em Física..

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