SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1THE AFFINITY WITH PHYSICS KNOWLEDGE: AN ANALYSIS FROM THE GRADUATE STUDENTS OF PHISICS UFMSMETACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de; ZANELLA, Priscilla Guimarães  and  ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini de. A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.81-94. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150106.

O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música popular brasileira por professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, e foi realizado em escolas de educação básica. A pesquisa foi do tipo descritiva, de campo, mista, e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas no questionário demonstraram que a maioria dos professores utiliza com baixa frequência ou não utiliza a música popular brasileira como estratégia para o ensino dessas disciplinas. Foram discutidas as opiniões dos professores, ligando-as aos principais fatores que poderiam contribuir para aqueles resultados, bem como todos os motivos que levam os professores a utilizar ou não essa estratégia pedagógica.

Keywords : Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Estratégia Pedagógica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )