SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1CAN MUSIC BE A STRATEGY FOR TEACHING NATURAL SCIENCES? AN ANALYSIS OF CONCEPTS OF BASIC EDUCATION TEACHERSANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ROSA, Cleci Werner da  and  ALVES FILHO, José de Pinho. METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.95-111. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014150107.

O presente estudo refere-se a uma investigação teórica que teve o objetivo de estabelecer o conceito de metacognição e seus elementos, possíveis de serem potencializados nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. Devido à polissemia do termo na literatura, e diante dos resultados promissores de sua inserção no contexto educacional, julga-se pertinente proceder a uma identificação nas pesquisas internacionais, a fim de estabelecer os momentos em que essa forma de pensamento pode ser potencializada pelo professor, qualificando a aprendizagem. Como resultado, foram identificados seis elementos metacognitivos que, igualmente, se fazem presentes nas atividades experimentais e que, portanto, precisam ser entendidos como férteis, não somente em termos cognitivos, mas também para o estabelecimento de uma cultura de evocação do pensamento metacognitivo.

Keywords : Pensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )