SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ROSA, Cleci Werner da  y  ALVES FILHO, José de Pinho. METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.95-111. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014150107.

O presente estudo refere-se a uma investigação teórica que teve o objetivo de estabelecer o conceito de metacognição e seus elementos, possíveis de serem potencializados nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. Devido à polissemia do termo na literatura, e diante dos resultados promissores de sua inserção no contexto educacional, julga-se pertinente proceder a uma identificação nas pesquisas internacionais, a fim de estabelecer os momentos em que essa forma de pensamento pode ser potencializada pelo professor, qualificando a aprendizagem. Como resultado, foram identificados seis elementos metacognitivos que, igualmente, se fazem presentes nas atividades experimentais e que, portanto, precisam ser entendidos como férteis, não somente em termos cognitivos, mas também para o estabelecimento de uma cultura de evocação do pensamento metacognitivo.

Palabras clave : Pensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )