SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDEAÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BASSOLI, Fernanda. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA BIOEXPOSIÇÃO "A CÉLULA AO ALCANCE DA MÃO" EM UM CENTRO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.155-174. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150110.

Os espaços não formais de ensino têm como principal função promover a divulgação científica e a popularização da ciência. A fim de proporcionar a inclusão social e a divulgação dos conhecimentos relativos ao corpo humano, foi desenvolvida pelo Museu de Ciências Morfológicas da UFMG a coleção de arte-educação "A célula ao alcance da mão". O presente trabalho tem como intuito relatar, efetuando um diálogo com o referencial teórico da área, o processo de apropriação dessa exposição pelo Centro de Ciências da UFJF, desde a etapa do planejamento à realização de pesquisas junto aos visitantes. Os dados obtidos reafirmam a importância de os espaços não formais investirem na formação de seus mediadores, como também de institucionalizar o registro de sua memória.

Palavras-chave : Centro de Ciências; Mediação; Bioexposição..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )