SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHINGWHY CATS LAND ON THEIR FEET: AND 76 OTHER PHYSICAL PARADOXES AND PUZZLES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VAIRO, Alexandre Cunha  and  REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.193-208. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150112.

Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico.

Keywords : Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )