SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICAWHY CATS LAND ON THEIR FEET: AND 76 OTHER PHYSICAL PARADOXES AND PUZZLES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VAIRO, Alexandre Cunha  y  REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.193-208. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150112.

Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico.

Palabras clave : Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )