SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2MODELIZATION: A DIDACTIC POSSIBILITY OF BIOLOGY TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MATOSO;, Carla Maria  and  FREIRE., Ana Maria Martins da Silva. PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇAG DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.15-28. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150202.

Neste estudo se pretende descrever as mudanças ocorridas nas percepções dos alunos quando utilizam tarefas de investigação no ensino das Reações Químicas. Participam alunos de quatro turmas do 8° ano de escolaridade. A recolha de dados se processa por aplicação de questionários, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos e ao tratamento estatístico dos dados obtidos por meio dos questionários. Os resultados obtidos evidenciam mudanças no que diz respeito ao papel do aluno, nomeadamente na troca de ideias, na participação nas tarefas e no trabalho de grupo. Essas alterações estão também relacionadas com o modo de aprender, designadamente na pesquisa de informação, planificação e realização de experiências.

Keywords : Educação em ciências; tarefa de investigação; percepções dos alunos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )