SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MATOSO;, Carla Maria  y  FREIRE., Ana Maria Martins da Silva. PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇAG DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.15-28. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150202.

Neste estudo se pretende descrever as mudanças ocorridas nas percepções dos alunos quando utilizam tarefas de investigação no ensino das Reações Químicas. Participam alunos de quatro turmas do 8° ano de escolaridade. A recolha de dados se processa por aplicação de questionários, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos e ao tratamento estatístico dos dados obtidos por meio dos questionários. Os resultados obtidos evidenciam mudanças no que diz respeito ao papel do aluno, nomeadamente na troca de ideias, na participação nas tarefas e no trabalho de grupo. Essas alterações estão também relacionadas com o modo de aprender, designadamente na pesquisa de informação, planificação e realização de experiências.

Palabras clave : Educação em ciências; tarefa de investigação; percepções dos alunos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )