SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2PUPILS' PERCEPTIONS ON THE USE OF INQUIRY ACTIVITIES IN CHEMISTRY LESSONSTHE ROLE OF THE PROBLEM IN SCIENCE EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF RESEARCHERS THAT HAS REFERENCE IN VYGOTSKY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DUSO;, Leandro; CLEMENT;, Luiz; PEREIRA;, Patricia Barbosa  and  FILHO., José de Pinho Alves. MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.29-44. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150203.

A modelização possui um papel significativo para o ensino de ciências em geral. Porém, na Biologia, ainda é um tema pouco estudado. Neste artigo, identificamos o papel atribuído à modelização no ensino de ciências, particularmente no ensino de Biologia. Para tal, apresentamos a análise de uma atividade, desenvolvida em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com o propósito de trabalhar a temática corpo humano, mediante a construção de modelos representacionais. Com essa atividade, superamos a forma tradicional de apresentação do corpo humano nos livros didáticos, proporcionando aos estudantes uma compreensão abrangente sobre o que é e como ele está estruturado. Por fim, julgamos que a modelização é uma possibilidade efetiva para o processo de ensino- apredizagem na disciplina de Biologia.

Keywords : Modelização; ensino de biologia; ensino médio..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )