SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇAG DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICAO PAPEL DO PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PESQUISADORES QUE SE REFERENCIAM EM VYGOTSKY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DUSO;, Leandro; CLEMENT;, Luiz; PEREIRA;, Patricia Barbosa  y  FILHO., José de Pinho Alves. MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.29-44. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150203.

A modelização possui um papel significativo para o ensino de ciências em geral. Porém, na Biologia, ainda é um tema pouco estudado. Neste artigo, identificamos o papel atribuído à modelização no ensino de ciências, particularmente no ensino de Biologia. Para tal, apresentamos a análise de uma atividade, desenvolvida em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com o propósito de trabalhar a temática corpo humano, mediante a construção de modelos representacionais. Com essa atividade, superamos a forma tradicional de apresentação do corpo humano nos livros didáticos, proporcionando aos estudantes uma compreensão abrangente sobre o que é e como ele está estruturado. Por fim, julgamos que a modelização é uma possibilidade efetiva para o processo de ensino- apredizagem na disciplina de Biologia.

Palabras clave : Modelização; ensino de biologia; ensino médio..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )