SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇAG DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICAO PAPEL DO PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PESQUISADORES QUE SE REFERENCIAM EM VYGOTSKY índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DUSO;, Leandro; CLEMENT;, Luiz; PEREIRA;, Patricia Barbosa  e  FILHO., José de Pinho Alves. MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.29-44. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150203.

A modelização possui um papel significativo para o ensino de ciências em geral. Porém, na Biologia, ainda é um tema pouco estudado. Neste artigo, identificamos o papel atribuído à modelização no ensino de ciências, particularmente no ensino de Biologia. Para tal, apresentamos a análise de uma atividade, desenvolvida em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com o propósito de trabalhar a temática corpo humano, mediante a construção de modelos representacionais. Com essa atividade, superamos a forma tradicional de apresentação do corpo humano nos livros didáticos, proporcionando aos estudantes uma compreensão abrangente sobre o que é e como ele está estruturado. Por fim, julgamos que a modelização é uma possibilidade efetiva para o processo de ensino- apredizagem na disciplina de Biologia.

Palavras-chave : Modelização; ensino de biologia; ensino médio..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )