SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2MODELIZATION: A DIDACTIC POSSIBILITY OF BIOLOGY TEACHINGDISCURSIVE INTERACTIONS IN A SMALL GROUP DURING AN INQUIRY-BASED ACTIVITY ON DETERMINING THE ACCELERATION OF GRAVITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GEHLEN;, Simoni Tormohlen  and  DELIZOICOV., Demétrio. O PAPEL DO PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PESQUISADORES QUE SE REFERENCIAM EM VYGOTSKY. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.45-63. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150204.

Investigamos como pesquisadores brasileiros do ensino de ciências, referenciados na perspectiva vygotskyana, concebem e caracterizam a noção de problema e seu critério de seleção em atividades didático-pedagógicas. Foram realizadas entrevistas, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com cinco pesquisadores da área de ensino de Ciências que utilizam como referência pressupostos de Vygotsky. Os resultados indicam que os critérios utilizados pelos pesquisadores para a escolha de problemas que orientam atividades didático-pedagógicas estão calcados, em sua maioria, na conceituação científica. No entanto, constatou-se um movimento de transição, por parte de pesquisadores, de que o problema passa a ter um papel na seleção e estruturação de conceitos científicos, o que se aproxima da noção de problema presente na obra de Vygotsky.

Keywords : Função de problema; Vygotsky; ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )