SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIAINTERAÇÕES DISCURSIVAS EM PEQUENO GRUPO DURANTE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

GEHLEN;, Simoni Tormohlen  e  DELIZOICOV., Demétrio. O PAPEL DO PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PESQUISADORES QUE SE REFERENCIAM EM VYGOTSKY. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.45-63. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150204.

Investigamos como pesquisadores brasileiros do ensino de ciências, referenciados na perspectiva vygotskyana, concebem e caracterizam a noção de problema e seu critério de seleção em atividades didático-pedagógicas. Foram realizadas entrevistas, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com cinco pesquisadores da área de ensino de Ciências que utilizam como referência pressupostos de Vygotsky. Os resultados indicam que os critérios utilizados pelos pesquisadores para a escolha de problemas que orientam atividades didático-pedagógicas estão calcados, em sua maioria, na conceituação científica. No entanto, constatou-se um movimento de transição, por parte de pesquisadores, de que o problema passa a ter um papel na seleção e estruturação de conceitos científicos, o que se aproxima da noção de problema presente na obra de Vygotsky.

Palavras-chave : Função de problema; Vygotsky; ensino de ciências..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )