SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM PEQUENO GRUPO DURANTE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADEA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SCHAFER;, Eliane Dias Alvarez  y  OSTERMANN., Fernanda. O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.87-103. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150206.

Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar.

Palabras clave : Mestrado profissional; conhecimentos profissionais. formação de professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )