SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGEThe scientific literacy in youth and adult education in activities based on the program "hands on" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.105-122. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207.

O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência.

Keywords : Cultura científica; educação científica; análise do discurso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )