SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAISA alfabetização científica na educação de jovens e adultos em atividades baseadas no programa "mão na massa" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.105-122. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207.

O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência.

Palabras clave : Cultura científica; educação científica; análise do discurso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )