SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVECITIZENSHIP DISCURSES AND SCIENCE EDUCATION IN SCHOOL TEXTBOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RAMOS, Luan da Costa  and  SA, Luciana Passos. A alfabetização científica na educação de jovens e adultos em atividades baseadas no programa "mão na massa". Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.123-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150208.

No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )