SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVADISCURSOS DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

RAMOS, Luan da Costa  e  SA, Luciana Passos. A alfabetização científica na educação de jovens e adultos em atividades baseadas no programa "mão na massa". Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.123-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150208.

No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )