SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A alfabetização científica na educação de jovens e adultos em atividades baseadas no programa "mão na massa"O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VILANOVA, Rita. DISCURSOS DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.141-154. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150209.

Neste trabalho são apresentados os resultados de uma investigação que buscou identificar os sentidos da cidadania em livros didáticos de Ciências destinados às séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente apresentamos alguns modelos que articulam ciência e cidadania em diálogo com algumas noções da filosofia política contemporânea e que tomamos como base para as análises que realizamos. Nas análises dos livros selecionados, operamos com a categoria representação discursiva, utilizada nos referenciais da análise crítica do discurso. Nossos resultados apontam para a coexistência de diferentes discursos sobre cidadania nos textos, o que reflete o caráter de tensão permanente entre os recursos ideológicos e materiais mais estáveis e as propostas de mudança na educação em ciências.

Palabras clave : Livros didáticos; cidadania; discursos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )