SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2CITIZENSHIP DISCURSES AND SCIENCE EDUCATION IN SCHOOL TEXTBOOKSACTIONS AND INDICATORS OF BUILDING UP ARGUMENTS IN SCIENCE CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GULLICH;, Roque Ismael da Costa  and  SILVA., Lenice Heloísa de Arruda. O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.155-167. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150210.

Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceituai de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela frequência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão- na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada.

Keywords : Livro didático; formação de professores; ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )