SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SASSERON;, Lúcia Helena  e  CARVALHO., Anna Maria Pessoa de. AÇÕES E INDICADORES DA CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO EM AULA DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.169-189. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150211.

Neste trabalho apresentamos algumas ideias relacionadas ao uso do padrão de argumento de Toulmin (TAP) em pesquisas sobre ensino de ciências. Apoiamo-nos em trabalhos da área que mencionam a possível inadequação desse referencial quando utilizado para analisar as interações ocorridas em sala de aula. Entendemos que a sua utilização em nossas pesquisas pode ser mais bem aproveitada quando inserimos elementos diretamente associados ao ensino de ciências. Neste artigo, propomos uma análise com foco tanto nas respostas dos alunos quanto nas ações do professor para fomentar as discussões ocorridas em sala de aula. Além do TAP, em nossa pesquisa usamos categorias propostas para estudo das interações discursivas ocorridas em aulas de ciências: para a análise das falas dos alunos, utilizamos os indicadores de alfabetização científica, e para o exame das ações do professor, propomos novas categorias que se relacionam diretamente com a promoção da investigação e da argumentação em sala de aula. Com base nos resultados obtidos, concluímos que o estabelecimento de correlação entre fatos e ideias (não considerado pelo TAP) é uma etapa essencial para a construção do argumento em aulas de ciências.

Palavras-chave : Argumentação; ações do professor; indicadores de alfabetização científica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )