SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3THE PERCEPTION OF PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL TEACHERS REGARDING THEIR EDUCATIONAL PRACTICES ON LEISHMANIASIS: A STUDY IN AN ENDEMIC AREA OF MINAS GERAIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

HERMELIN, Daniel. DESASTRES, COMUNICAÇÃO DE MASSA E UMA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: ENTRE O VULNERABILIDADE E A COESÃO SOCIAL NA COLÔMBIA E AMÉRICA LATINA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.15-34. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150302.

A coesão social constitui um assunto de seção transversal para boa parte do campo dos estudos da comunicação e do campo da comunicação pública da ciência, na Colômbia e na América Latina. Entretanto, a relação entre comunicação de massa, desastres e sociedade, é pouco abordada no espaço nacional e regional, e menos ainda nas aproximações entre esses campos. Neste artigo consideramos a necessidade de trabalhar com objetos de estudo desta natureza, e seu tratamento será discutido sob o ponto de vista temático e metodológico, incluídas algumas possíveis contribuições do campo da educação cientifica. Isto com a finalidade de mostrar como uma aproximação das lógicas dos meios de comunicação, do público, e a comunicação de conhecimento presente, pode ser útil para a prevenção dos desastres.

Keywords : Comunicação de massa; desastres; comunicação das ciências; estudos de comunicação; educação cientifica; coesão social..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )