SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE LEISHMANIOSES: UM ESTUDO EM ÁREA ENDÊMICA DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

HERMELIN, Daniel. DESASTRES, COMUNICAÇÃO DE MASSA E UMA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: ENTRE O VULNERABILIDADE E A COESÃO SOCIAL NA COLÔMBIA E AMÉRICA LATINA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.15-34. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150302.

A coesão social constitui um assunto de seção transversal para boa parte do campo dos estudos da comunicação e do campo da comunicação pública da ciência, na Colômbia e na América Latina. Entretanto, a relação entre comunicação de massa, desastres e sociedade, é pouco abordada no espaço nacional e regional, e menos ainda nas aproximações entre esses campos. Neste artigo consideramos a necessidade de trabalhar com objetos de estudo desta natureza, e seu tratamento será discutido sob o ponto de vista temático e metodológico, incluídas algumas possíveis contribuições do campo da educação cientifica. Isto com a finalidade de mostrar como uma aproximação das lógicas dos meios de comunicação, do público, e a comunicação de conhecimento presente, pode ser útil para a prevenção dos desastres.

Palavras-chave : Comunicação de massa; desastres; comunicação das ciências; estudos de comunicação; educação cientifica; coesão social..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )