SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3EVALUATION OF LEARNING IN THE CONCEPTION OF TEACHERS OF CHEMISTRY HIGH SCHOOLTHE TEACHER'S ROLE IN KNOWLEDGE SCHOOLING PROCESS: PRODUCTION AND REPRODUCTION OF MENDELIAN GENETIC´S DISCOURSES. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SCHWARTZ, Luziane Beyruth  and  REZENDE, Flavia. A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.73-95. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150305.

O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral.

Keywords : Qualidade do ensino de ciências; Educação profissional técnica de nível médio; Análise bakhtiniana do discurso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )