SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIOO PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A GENÉTICA MENDELIANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SCHWARTZ, Luziane Beyruth  e  REZENDE, Flavia. A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.73-95. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150305.

O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral.

Palavras-chave : Qualidade do ensino de ciências; Educação profissional técnica de nível médio; Análise bakhtiniana do discurso..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )