SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOLEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FREITAS, Cláudia Avellar. O PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A GENÉTICA MENDELIANA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.97-112. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150306.

O estudo que será apresentado investigou os papeis do professor no processo de escolarização dos saberes, descrevendo como ele utiliza recursos cognitivos e materiais em sala de aula no ensino de Biologia. A partir da ideia de estruturação dos discursos, de Bernstein, considerou-se a aula como mediada por um discurso pedagógico oficial, analisado como multimodal, sujeito a regras ideologicamente configuradas, mas que variam com o contexto. A análise de um trecho de aula em que foi corrigido um exercício sobre a aplicação das leis de Mendel evidenciou o trabalho criativo do professor na escolarização do conhecimento científico e demonstrou que, em certos contextos de interação social, o discurso regulativo de ordem social é o legitimador da ordem discursiva que orienta a escolarização na prática educativa.

Palavras-chave : Escolarização; Discurso multimodal; Práticas pedagógicas escolares..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )