SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A GENÉTICA MENDELIANADESNATURALIZANDO OS GÊNEROS: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS BIOLÓGICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ZANOTELLO, Marcelo  e  ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.113-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150307.

A inserção de atividades que estimulem a mediação cultural em aulas das disciplinas científicas, articuladas com a abordagem didática tradicional, pode contribuir para uma ampliação dos objetivos do ensino de ciências. A leitura de textos de divulgação científica é uma estratégia viável para desenvolver mediações em ambientes formais de ensino. Neste trabalho, analisamos a produção de sentidos por alunos do primeiro ano de um curso superior, a partir da leitura de um texto sobre a evolução da termodinâmica. Apoiando-nos no referencial da análise de discurso, em uma de suas vertentes francesas, observamos deslizamentos nas concepções dos estudantes e indícios da constituição de saberes novos, a partir do registro por escrito, de suas respostas, a um questionário sobre o texto. Os relatos dos alunos revelam uma ampla variedade de colocações que subsidiam a atuação docente.

Palavras-chave : Leitura; Divulgação Científica; Produção de sentidos; Termodinâmica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )