SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICSTHE USE OF DOCUMENTARIES FOR SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY (STS) DISCUSSION IN THE CLASSROOM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FREITAS, Lilliane Miranda  and  CHAVES, Silvia Nogueira. DESNATURALIZANDO OS GÊNEROS: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS BIOLÓGICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.131-147. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150308.

Nesta pesquisa investigamos, em reportagens da revista Superinteressante, o processo de construção dos gêneros por meio de discursos biológicos/científicos, e a produtividade social desses discursos. Este estudo fundamenta-se nos campos teóricos de Michel Foucault e dos estudos culturais para pensar sobre a articulação saber/poder do processo de produção de gêneros divulgados nos discursos biológicos publicados pela pedagogia cultural da mídia. Nesta investigação, ficou evidenciado que os discursos biológicos predominantemente justificam e naturalizam as masculinidades e feminilidades como evidências biológicas, o que acaba por produzir e legitimar formas supostamente naturais de ser homem ou mulher e comportamentos esperados socialmente. No entanto, entendemos que os gêneros são construções sócio-históricas e culturais que nascem em relações de poder-saber, sendo as feminilidades e masculinidades não somente constituídas pelas características biológicas.

Keywords : Gênero; Discurso biológico; Pedagogia cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )