SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3THE USE OF DOCUMENTARIES FOR SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY (STS) DISCUSSION IN THE CLASSROOMTHE RECEPTION OF THE EPISTEMOLOGY OF FLECK FOR THE RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

UHMANN, Rosangela Ines Matos  and  ZANON, Lenir Basso. DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA AÇÃO/REFLEXÃO DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.163-179. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150310.

Este artigo analisa diferentes estratégias de ensino desenvolvidas para significar o conteúdo/conceito 'energia' por meio de atividades sobre pilhas, baterias e combustíveis no 3º ano do Ensino Médio, numa escola estadual, com foco nas interações com relações de diálogo e questionamento reconstrutivo de saberes/práticas socioambientais. O estudo foi mediado pela professora de física e química, durante aulas num bimestre letivo. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa que contemplou quatro cenários interpretativos de estratégias de ensino desenvolvidas em contextos intra e extraescolares. Atividades teórico/ práticas com instigações dialógicas em pesquisas direcionadas são analisadas na mediação e reconstrução do conhecimento escolar, numa postura crítica e reflexiva perante problemas socioambientais em contextos da vida que necessitam ser pedagogicamente ressignificados na sociedade contemporânea.

Keywords : Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Significação Conceitual..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )