SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3THE RECEPTION OF THE EPISTEMOLOGY OF FLECK FOR THE RESEARCH IN SCIENCE EDUCATIONSOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BITTENCOURT-DOS-SANTOS, Wellington  and  EL-HANI, Charbel N.. A ABORDAGEM DO PLURALISMO DE PROCESSOS E DA EVO-DEVO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EVOLUTIVA E ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.199-216. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150312.

Este artigo relata os resultados de uma análise de conteúdo comparativa de três livros didáticos de biologia evolutiva e três livros didáticos de zoologia de vertebrados, muito adotados nos cursos de formação superior de biologia de diversas universidades de países de línguas latinas e anglosaxônicas. Usando técnicas de análise de conteúdo, realizamos uma análise documental quali-quantitativa dos livros, com o objetivo de investigar a abordagem e recontextualização de conteúdos relativos à biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo) e ao pluralismo de processos. Os nossos achados indicam que, nos livros de ambas as disciplinas, a recontextualização dos conteúdos vinculados ao pluralismo de processos ainda está em fase inicial, ainda que num estágio mais avançado nos livros de biologia evolutiva. Quanto aos conteúdos de evo-devo, a recontextualização já teve lugar de modo mais extensivo, particularmente nos livros de zoologia de vertebrados. Estes resultados mostram diferenças na construção do discurso pedagógico relacionadas com a estrutura do conhecimento acadêmico e os alvos da pesquisa nestas duas disciplinas.

Keywords : Ensino de evolução; Ensino superior; Livros didáticos; Pluralismo de processos; Evo-devo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )