SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A ABORDAGEM DO PLURALISMO DE PROCESSOS E DA EVO-DEVO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EVOLUTIVA E ZOOLOGIA DE VERTEBRADOSA ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA - UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; PASSOS, Marinez Meneghello; FILHO, Ourides Santin  y  SOUZA, Jéssica Neves de. ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO "DESLOCAR O EQUILÍBRIO" EM FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.217-233. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013150313.

Neste artigo trazemos resultados de uma investigação em que se buscou compreender os significados da expressão "deslocar o equilíbrio", relacionado a sistemas em equilíbrio químico, para formandos do curso de Licenciatura em Química. Para tanto, questionários com os registros dos estudantes foram interpretados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo, buscando os significados e compreensões atribuídas pelos formandos à expressão "deslocar o equilíbrio". As respostas evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito do tema equilíbrio químico nos cursos de licenciatura, tendo em vista interpretações errôneas que foram encontradas e que, se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática posterior desses profissionais em formação.

Palabras clave : Equilíbrio químico; ensino superior; formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )