SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTALCENAS E CENÁRIOS DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: MEDIAÇÕES PELA FOTOGRAFIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BRITO, Maria dos Remédios de  y  RAMOS, Maria Neide Carneiro. POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.31-48. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160103.

O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )