SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTOPERFIL E DESTINO OCUPACIONAL DE EGRESSOS GRADUADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS MODALIDADES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, Manuella Teixeira; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; RIBEIRO, Elinete Oliveira Raposo  y  FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. CENAS E CENÁRIOS DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: MEDIAÇÕES PELA FOTOGRAFIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.49-66. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160104.

As questões socioambientais constituem-se foco de preocupação constante na contemporaneidade, inclusive para o ensino de ciências. Buscamos apreender as leituras de imagens fotográficas dos alunos de Licenciatura (Biologia e Física) sobre questões socioambientais da região metropolitana de Belém. Também propomo-nos a identificar e discutir as possibilidades de uso da fotografia no ensino de ciências, segundo a percepção dos alunos. Optamos pela abordagem qualitativa no contexto de uma pesquisa-ação. Ao fotografarem o contexto socioambiental local, os alunos se depararam com as transformações, no momento do ato fotográfico. Ao serem solicitados a escrever sobre o que fotografaram, os alunos foram construindo significados daquelas cenas e cenários, em um entrelaçamento de olhares crítico.

Palabras clave : Questões socioambientais; Fotografia; Ensino de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )