SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1PROFILE AND PROFESSIONAL DESTINATION OF GRADUATED STUDENTS IN BIOLOGICAL SCIENCES BOTH IN TRADITIONAL AND DISTANCE EDUCATION MODALITIESTHE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LAMBACH, Marcelo  and  MARQUES, Carlos Alberto. ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.85-100. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160206.

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre um processo de formação de professores de Química que atuam na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) em escolas públicas do Paraná, organizado a partir de pressupostos teórico-metodológicos freireanos. A coleta de informações ocorreu em um curso de extensão universitária no qual os participantes discutiram, organizaram e desenvolveram aulas de Química. Os pressupostos analíticos da pesquisa referenciam-se na "reflexão crítica" sobre a prática docente na perspectiva freireana e na epistemologia de Ludwik Fleck. Nesse curso, foram investigados os possíveis estilos de pensamento que o coletivo docente possuía sobre o papel social do ensino de Química e de como este deveria ocorrer na EJA. Foram identificados alguns dos problemas comuns à formação docente e outros à formação permanente freireana.

Keywords : Formação permanente de professores de Química da EJA; Paulo Freire; Ludwik Fleck..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )