Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
PALCHA, Leandro Siqueira y OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.101-114. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172014160107.
Neste trabalho, propomos que a leitura e a literatura sejam usadas nas aulas de ciências com o objetivo de contextualizar o conhecimento científico, pois consideramos que ambas carregam marcas históricas e sociais que oferecem margem para transformá-las e ampliá-las. Apresentamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas envolvendo a leitura e a produção de textos sobre a teoria da Evolução Biológica. Selecionamos um conto denominado "A evolução do ovo" e o plano de ensino proposto para sua utilização, com objetivo de analisar o funcionamento da interface entre leitura e literatura na produção e mediação do conhecimento científico. Encontramos alguns aspectos extra, intra e intertextuais em relação ao texto produzido, além de pontos e contrapontos pertinentes ao funcionamento da leitura no ensino de ciências.
Palabras clave : Leitura; Literatura; Ensino de Ciências..