SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHINGSTUDY AND CHARACTERIZATION OF SPONTANEOUS TEACHING THINKING AT AN UNDERGRADUATE CHEMISTRY COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

KOEPPE, Cleise Helen Botelho; BORGES, Regina Maria Rabello  and  LAHM, Regis Alexandre. O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.115-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160108.

As representações escolares sobre os povos indígenas perpetuam práticas sociais históricas. A construção de uma concepção cidadã a respeito dos desses grupos demanda a identificação, a problematização e a reformulação dessas representações perpetuadas, também, no âmbito escolar. Neste artigo, discute-se o processo de reformulação representacional a partir de atividades curriculares de ciências, desenvolvidas junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, visando a desmistificação de conceitos associados às etnias indígenas. Ao término da pesquisa, novas concepções foram desenvolvidas pelos educandos, em uma perspectiva educacional contextualizada, concluindo-se que essa elaboração conceitual é idiossincrática e contínua.

Keywords : Representações; Educação em ciências; Etnias indígenas brasileiras contemporâneas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )