SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENTTHE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LOPES, José Guilherme da Silva  and  SILVA JUNIOR, Luiz Alberto. ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO DOCENTE ESPONTÂNEO DE INGRESSANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.131-148. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160209.

O pensamento docente espontâneo é um saber docente característico da vivência escolar, no qual o estudante se apropria de práticas de professores que passaram por sua vida e as coloca em ação quando se torna professor. Diversos autores têm apontado para a limitação desse saber, uma vez que é validado pelo senso comum. Nesse sentido, o presente trabalho buscou verificar, através de questionário e entrevista, se os estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Química possuem concepções características do pensamento docente espontâneo. Para caracterizá-lo, utilizamos o referencial dos modelos didáticos de Garcia Pérez. Apoiados na Análise Textual Discursiva, observamos que os estudantes, de fato, trazem ideias sobre a docência baseadas em sua experiência na educação básica, principalmente sobre o processo avaliativo.

Keywords : Pensamento docente espontâneo; Modelos didáticos; Formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )