SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO DOCENTE ESPONTÂNEO DE INGRESSANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICAA PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

COSTA, Mara Lúcia Rodrigues  y  REZENDE, Flavia. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.149-170. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160110.

Partindo da compreensão da formação da identidade docente como entrelaçada às interações sociais nos diversos contextos, ampliamos esse pressuposto, articulando-o à abordagem da produção da identidade cultural, que ressalta sua relação constitutiva com a linguagem. A partir desse percurso, compomos um quadro teórico incorporando conceitos da filosofia da linguagem. Buscamos investigar, por meio de entrevista, a construção discursiva da identidade docente de um estudante do último período de um curso a distância de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando um dispositivo analítico Bakhtiniano. Concluímos que a construção discursiva da identidade docente do estudante caracteriza-se por hibridismo, o que pode estar relacionado, principalmente, ao seu apego à identidade profissional de extensionista rural manifestado de várias formas ao longo da entrevista.

Palabras clave : : Identidade docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a distância; Hibridismo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )