SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISMETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; ROCHA, Simone Albuquerque da  and  PANIAGO, Josenilde Nogueira. A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.171-188. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160111.

Este trabalho trata de investigação realizada em uma escola do campo, em Mato Grosso, com professores e alunos da Educação Básica, e objetivou analisar a possibilidade da ressignificação da prática de ensino de Ciências e de Matemática, utilizando a pesquisa no coletivo escolar como ferramenta pedagógica. A investigação realizada a partir da abordagem qualitativa, tendo a observação participante, o diário de campo e entrevistas como instrumentos, apontou a formação do professor para a pesquisa como possibilidade significativa para a problematização, intervenção, transformação das questões socioambientais, contradições sociais da vida do campo e ressignificação das práticas de ensino.

Keywords : Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática; Ensino Fundamental; Pesquisa; Educação no/do Campo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )