SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPOEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DA ATIVIDADE CULTURAL-HISTÓRICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO SOBRE TENSÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BRUM, Wanderley Pivatto  y  SCHUHMACHER, Elcio. ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.189-211. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160112.

Apresentamos os resultados de uma investigação com o que teve como objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências, no município de Tijucas, Santa Catarina, sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, o discurso ideológico e o desenvolvimento moral e as atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de Ciências, não explicitando aspectos importantes como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre a de relacionadas a como "utilizar a ética", no entanto, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ética.

Palabras clave : Ética; Ensino de Ciências; Transgênicos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )