SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CAMILLO, Juliano  e  MATTOS, Cristiano. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DA ATIVIDADE CULTURAL-HISTÓRICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO SOBRE TENSÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.211-230. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160113.

A Teoria da Atividade tem sua origem nos trabalhos de Vigotski e hoje abrange os mais variados campos do saber. Muitas pesquisas no campo da educação em ciências vêm utilizando referências dessa perspectiva, porém, como apontam alguns autores, seu potencial de uso está longe de ser alcançado. Para ampliar a discussão em torno dessa perspectiva teórica, apresentaremos alguns pressupostos da Teoria da Atividade Cultural-Histórica no contexto da educação em ciências. Faremos isso por meio da introdução de três categorias - relação entre o individual e o coletivo, conteúdo da atividade educacional e resultado esperado para a atividade educacional - que permitem explicitar certas tensões que se apresentam nesse tipo de prática educativa e que, segundo nosso ponto de vista, correspondem a contradições que necessitam ser superadas. As questões apresentadas não se esgotam aqui e esperamos que se tornem pontos para futuras discussões em torno dessa temática.

Palavras-chave : Teoria da Atividade; Ensino-aprendizagem; Formação do indivíduo; Lógica dialética..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )