SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Interviews: teachers’ reading imaginaries in science educationthe anticipation mechanism applied to discoursive analysis of author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Guilherme Adorno de; BELLINI, Luzia Marta  and  LARA, Renata Marcelle. Entre representações e discursos: os sentidos da matemática escolar nas formulações de docentes. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.15-32. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160201.

Mediante o constructo teórico-metodológico, no entremeio da Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso materialista, parte-se do incômodo de como e quais representações sociais são sustentadas, produzindo efeitos de sentidos sobre a matemática escolar, no discurso dos professores que a lecionam. O objetivo é analisar os efeitos de sentido sobre a disciplina. O campo teórico-analítico permite compreender o modo como a discursividade estrutura e processa tais representações. Dessa maneira, esta pesquisa revela as regularidades temáticas: a matemática escolar 1) está presente no cotidiano, 2) leva ao raciocínio lógico, 3) é imprescindível na formação de um cidadão. Ancoradas na organização do mundo contemporâneo, pela lei e pela regra, as significações docentes reiteram o efeito de transparência da disciplina como conhecimento imprescindível para todos.

Keywords : Discurso; Representações Sociais; Matemática Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )