SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O mecanismo de antecipação aplicado à análise discursiva de entrevistas: imaginários de leitura de professores na educação científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Guilherme Adorno de; BELLINI, Luzia Marta  y  LARA, Renata Marcelle. Entre representações e discursos: os sentidos da matemática escolar nas formulações de docentes. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.15-32. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160201.

Mediante o constructo teórico-metodológico, no entremeio da Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso materialista, parte-se do incômodo de como e quais representações sociais são sustentadas, produzindo efeitos de sentidos sobre a matemática escolar, no discurso dos professores que a lecionam. O objetivo é analisar os efeitos de sentido sobre a disciplina. O campo teórico-analítico permite compreender o modo como a discursividade estrutura e processa tais representações. Dessa maneira, esta pesquisa revela as regularidades temáticas: a matemática escolar 1) está presente no cotidiano, 2) leva ao raciocínio lógico, 3) é imprescindível na formação de um cidadão. Ancoradas na organização do mundo contemporâneo, pela lei e pela regra, as significações docentes reiteram o efeito de transparência da disciplina como conhecimento imprescindível para todos.

Palabras clave : Discurso; Representações Sociais; Matemática Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )