SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Interviews: teachers’ reading imaginaries in science educationthe anticipation mechanism applied to discoursive analysis ofSustainable development in the perception of biology initial teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PINTO, Simone  and  GOUVEA, Guaracira. Mediação: significações, usos e contextos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.53-70. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160200.

Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem.

Keywords : Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )