SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O mecanismo de antecipação aplicado à análise discursiva de entrevistas: imaginários de leitura de professores na educação científicaDesenvolvimento sustentável e concepções de professores de biologia em formação inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PINTO, Simone  y  GOUVEA, Guaracira. Mediação: significações, usos e contextos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.53-70. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160200.

Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem.

Palabras clave : Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )