SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aportes teóricos e metodológicos para a constituição de um grupo de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em físicaControvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MARINELI, Fábio  e  SASSERON, Lúcia Helena. A estrutura argumentativa e as características dos argumentos no texto que aborda a “Nova Teoria Sobre Luz e Cores” de Isaac Newton. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.107-124. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160206.

O presente trabalho busca analisar a estrutura argumentativa e as características dos argumentos que aparecem no texto em que Isaac Newton descreve sua “Nova teoria sobre luz e cores”, escrito em 1672. Para tanto, o padrão de Toulmin é utilizado como ferramenta analítica. A identificação da estrutura argumentativa de um texto científico pode ajudar na compreensão da construção do argumento na ciência e servir de apoio à utilização da argumentação na educação científica, inclusive na elaboração de textos didáticos. A análise realizada caracterizou os argumentos apresentados no texto e mostrou como se relacionam na elaboração da explicação de Newton para o fenômeno da formação de cores devido à refração da luz em um prisma.

Palavras-chave : Argumentação; Linguagem Científica; Texto Científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )