SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The argumentative structure and characteristics of arguments in Isaac Newton’s text about his “New Theory About Light and Colors”Psychogenesis and history of science: elements for a constructivist epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FIUZA, Luciana  and  GUERRA, Andreia. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.125-145. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160207.

O presente artigo apresenta as discussões sobre as ideias em relação à natureza feitas durante as aulas de Física com alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública federal. Nas duas turmas estudadas, as aulas tiveram o enfoque histórico-filosófico e foram fundamentadas com imagens históricas e com imagens contruídas pelos prórios alunos. Foram realizadas e analisadas quatro atividades utilizando essas imagens. As produções dos alunos foram examinadas de acordo com a semiótica peirciana. Os resultados apontam que as tendências, ao representar natureza, foram modificadas ao longo do trabalho, apontando um olhar mais diversificado para o signo natureza ao longo do trabalho.

Keywords : História e Filosofia da Ciência; História da Ideia de Natureza; Imagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )