SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A estrutura argumentativa e as características dos argumentos no texto que aborda a “Nova Teoria Sobre Luz e Cores” de Isaac NewtonPsicogênese e história das ciências: elementos para uma epistemologia construtivista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FIUZA, Luciana  y  GUERRA, Andreia. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.125-145. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160207.

O presente artigo apresenta as discussões sobre as ideias em relação à natureza feitas durante as aulas de Física com alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública federal. Nas duas turmas estudadas, as aulas tiveram o enfoque histórico-filosófico e foram fundamentadas com imagens históricas e com imagens contruídas pelos prórios alunos. Foram realizadas e analisadas quatro atividades utilizando essas imagens. As produções dos alunos foram examinadas de acordo com a semiótica peirciana. Os resultados apontam que as tendências, ao representar natureza, foram modificadas ao longo do trabalho, apontando um olhar mais diversificado para o signo natureza ao longo do trabalho.

Palabras clave : História e Filosofia da Ciência; História da Ideia de Natureza; Imagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )