SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagensO ensino não formal e a formação de um professor de física para deficientes visuais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Psicogênese e história das ciências: elementos para uma epistemologia construtivista. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.147-165. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160208.

O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre a obra Psicogênese e História das Ciências, de Piaget e García, com o ensino de ciências a partir de uma epistemologia construtivista, derivada essencialmente da epistemologia genética. A obra, publicada pela primeira vez em 1983, concretiza a síntese de suas investigações epistemológicas acerca do desenvolvimento das ciências através da história das ciências com o desenvolvimento da inteligência por meio da psicogênese. O objetivo do livro, no entanto, não é comparar a história das ciências com o desenvolvimento psicogenético dos sujeitos, mas compreender os mecanismos de evolução das ideias pré-científicas nas crianças através da epistemologia genética. Nesse sentido, os autores apresentam uma epistemologia construtivista, a qual, no nosso entendimento, pode servir de base para a compreensão do ensino de ciências, contribuindo com reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula.

Palabras clave : Psicogênese; História das Ciências; Epistemologia Genética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )